12 MULHERES MAIS IMPORTANTES DO MUNDO

chefes de estado ou do governo que
Terão entre as suas mãos o destino do seu pais

ASSISTIREMOS NOS ANOS VINDOUROS
A UM PROLIFERAR DE MULHERES NA ESFERA POLITICA?

CONSTITUI UMA PROVA DADA EM TODOS OS CONTINENTES E EM TODAS CIVILIZAÇOES DE QUE O ESTATUTO DAS MULHERES ESTÁ A EVOLUIR.
A LUTA TEM SIDO, LENTA E ÁRDUA MAS TEMOS CONSCIÊNCIA DE QUE NO FUTURO, MELHORES RESULTADOS SURGIRÃO. HÁ LONGO TEMPO QUE A LUTA DAS MULHERES PELOS SEUS DIREITOS TEM SIDO CONSTANTE E SISTEMÀTICA SABENDO QUE MAIS DE 90% DOS ESTADOS DO PLANETA SÃO DIRIGIDOS POR HOMENS.
É FUNDAMENTAL E INDISPENSÁVEL EDUCAR A SOCIEDADE SEGUNDO OS PRINCIPIOS DE IGUALDADE.
NO ACESSO À EDUCAÇÃO A MULHER DESEMPENHA UM PAPEL FUNDAMENTAL.
E QUANTO MAIS ENSINO HOUVER MENOR DESIGUALDADE HAVERÁ
 

1 VERONICA MICHELLE BACHELET
– Presidente do CHILE


Eleita por sufrágio universal com 46% de votos em 15 de Janeiro Presidente do Chile acaba de alcançar uma das sociedades mais fechadas do mundo.
Uma frase de seu discurso de vitória –“Quem diria há 10 ou 15 anos que uma mulher poderia ser presidente “.
Nascida Em 29 Setembro De 1951.filha duma antropóloga e de um general da força aérea que morreu na prisão no tempo do g-pinochet.ela também prisioneira bem como a sua mãe. Exilada na Austrália onde vivia o seu irmão mais velho fez a escola primária, e começou estúdios médicos no Chile.
Pediatra e epidemiologista e com estudos de Estratégia militar. Divorciada com 3 filhos. Socialista, agnóstica, poliglota domina espanhol, inglês, alemão, português e francês.”


2 ELLEN JOHNSON SIRLEAF
PRESIDENTE da LIBÉRIA
1ª MULHER PRESIDENTE EM ÁFRICA

É conhecida como a “Dama de ferro “
Eleita por 59,4% dos votos. Nasceu em 29-10 -939. Seus antepassados eram indígenas e o seu tetravô alemão era casado com uma mulher do campo. Tem 4 filhos e 6 netos
alguns dos quais vivem em Geórgia.tem vários cursos e destaca-se um doutoramento de economia tirado na universidade de Harvard. Do Partido da oposição foi presa nos anos 80 por ter criticado o Presidente Samuel Doe. Envolveu-se na política desde 1972. Sobre o seu sentimento de ser a primeira mulher eleita Presidente em África, Johnson-Sirleaf declarou que "isso significa que as mulheres africanas atingiram Finalmente o mais alto nível da ordem política e que a porta está doravante aberta a elas". "Existem muitas outras mulheres que esperam diante desta porta e várias outras que vão alcançar esta porta depois de mim dentro de um, dois ou cinco anos", concluiu a Presidente liberiana.


3 TARJA HALONEN
Presidente da Finlandia
Poder feminino na Escandinávia

Eleita por voto popular para um mandato de seis anos em 16 de janeiro de 2000, Tarja Kaarina Halonen assumiu o cargo de presidente da República da Finlândia em 1º de março de 2000.
Nascida em 24 de dezembro de 1943, a chefe de Estado ocupou durante sua trajectória política diferentes cargos. Entre 1987 e 1990, foi ministra de Assuntos Sociais e Saúde. No mesmo ano, trocou de pasta, assumindo a Justiça (função exercida até o ano seguinte). Com uma formação na área do Direito, a presidente finlandesa ainda recebeu condecorações honorárias nas Universidades de Kent (Reino Unido), Tartu (Estônia), Yerevan. Reeleita em 29 janeiro 2006.

4 GLORIA ARROYO

PRESIDENTE DE FILIPINAS

Nasceu em 5 de Abril de 1947 em Manila, Filha de Pangan a Macapagal -5oº presidente da 3ª Republica das Filipinas que era conhecido pela sua integridade. Chamavam-lhe o incorruptível. É casada com D. José Miguel Arroyo-advogado empresário e tem 3 filhos.Detem muitos records políticos.obtevea a graduação De maestrado em economia na universidade de Manila e o doutorado na universidade das Filipinas. Na sua passagem pelo Senado autorizou 55 leis económicas e sociais. Corazon Aquino foi a 1ª presidente das filipinas .

5-CHANDRIKA KUMARATUNGA

PRESIDENTE DE SRI LANKA

Foi a 1a mulher no mundo a ser Presidente
Nasceu em 29 Junho 1945 em Colombo. Era uma das 3 filhas deSalomon Bandaranaike, 1º ministro de Sri Lanka de 1956 a 1959 data em que foi assassinado. Herdeira politica de seu pai foi presidente de1960 1965,1970ª1977 e de1994 a 2000. Em 1978 casou-se com o artista de cinema Vijaya Kumaratung que foi assassinado em1988 . e continua a ser presidente do Sri-Lanka.

 

6-Vaira Vike-Freiberga

PRESIDENTE DA LETONIA

Nasceu 1 de Dezembro 1937 em Riga. Cresceu num campo de concentração. Fugiu com a família no tempo da II guerra mundial porque o exército soviético ocupava a Letónia. Esteve numa escola na cidade alemã de Lübeke e depois num colégio francês em Casablanca Emigrou mais tarde com a família para o Canadá onde se licenciou em Psicologia em Toronto Doutorou-se na universidade de Montreal casada e mãe de 2filhos Poliglota sabe alemão, leton, inglês, francês e espanhol. Manteve-se sempre vinculada ao seu pais onde voltou em1998.


MARY MCALEESE

CHEFE DE ESTADO EM IRLANDA

Nascida em 27 de Junho de 1951, em Belfast, é a primeira presidente que tem origem norte-irlandesa. A filha mais velha de nove crianças cresceu acompanhando os conflitos entre protestantes e católicos. Casada e mãe de três filhos, McAleese já foi professora de Direito, antes de ocupar cargos políticos.  McAleese também tem experiência no sector das comunicações: foi apresentadora na televisão e no rádio. Seus temas de interesse estão relacionados com a igualdade, inclusão social e reconciliação.  Conseguiu a reconciliação entre as duas Irlandas a chefia de Estado exercida por uma mulher não surpreende os irlandeses, já que não é a primeira vez que o cargo não é ocupado por um homem. Já em 1990, Mary Robinson fora eleita presidente do país.


8-ÂNGELA DOROTHEA MERKEL

1° ministro ALEMANHA

O triunfo da discreçao

Nasceu a -17-07 1954 - Em Hamburgo, Desde a infância sempre quis ser a melhor. Em 1978 diploma de física na universidade de Leipzig. 1989 -Deputada (Oposição) Parlamento da Rda, depois porta-voz adjunta do governo do governo este alemão, de Lothar de Maizière. 1990 Fim da sua carreira de física entrada na politica Adesão a CDU, eleição no Bundestag. 1991 a 1998 No governo de Helmut Kohl, 1º -Ministro da Condição Feminina e da Juventude no governo de Helmut Kohl. 1993 -Presidente da CDU regional em Mecklembourg-Pomerania –Ocidental. 1994 -Ministro do ambiente, da protecção da natureza e da segurança dos reactores. 1999 -Secretária geral da CDU. 2000 Presidente da CDU. 22 Novembro de 2005— primeiro-ministro

9-HELEN CLARK

1º MINISTRO da NOVA ZELANDIA

Nasceu em 26 de Fevereiro de1950-em Hamilton. O pai é um fazendeiro e a mãe professora primária. Tem 3ª de4 irmãos. Estudou politica na universidade de Auckland.É agnóstica. Casada com Peter Davis professor em psicologia e2 tem 2-filhos. Manifestou-se contra as Guerras de Vietnam-e Irak Foi reeleita como 1º ministro no seu pais pelo 3º período. Foi a 1ª parlamentaria e teve vários postos ministeriais e muitas batalhas politicas para conseguir subir no seu caminho até ao topo do partido. Seus hobbies são alem de ler ouvir musica e jardinagem. Sucedeu no dia 10 de Dezembro de 1999 à frente do governo de Wellington a Jenny Shipley, primeira mulher a ser primeira-ministra da Nova Zelândia.


10- BEGUM KHALEDA ZIA

BANGLADESH

Nasceu em 15 de Agosto de1\945 em Iskander Majumper. Filha dum homem de Negócios è a 3 de 5 filhos. Casou aos 15 anos com o capitão do exército paquistanês Zaur Rahman que mais tarde foi presidente E tem 2 filhos. Estudou em Dinajpur na Girls Higer School e mais tarde em Surendranath College.Quando o marido foi assassinado deixou a vida de dona de casa e Entrou na politica. Lidera o partido nacional .foi 1º ministro por três vezes-1991ª 1996-1999 -2001 a2005 e continua.


11-MARIA DO CARMO SILVEIRA

S. TOME E PRINCIPE

Maria do Carmo Trovoada Pires de Carvalho Silveira (nascida em 1960) é primeira-ministra desde 8 de junho de 2005 e também ministra das Finanças de São Tomé e Príncipe .Foi directora do Banco Central de São Tomé e Príncipe de1999 a 2005
Silveira é membro do Movimento para a Libertação de São Tomé e Príncipe - Partido Social Democrata (MLSTP-PSD), actualmente o maior partido na Assembleia Nacional, e a segunda primeira-ministra de seu país.



12-LUISA DIOGO MOÇAMBIQUE

Luísa Dias Diogo é uma economista moçambicana. Foi Ministra do Plano e Finanças entre 1999 e 2005 do Governo de Moçambique; a partir de 2003, com a demissão do então Primeiro-ministro Pascoal Mucumbi, acumulou aquela pasta com a de Primeira Ministra. Foi exonerada, junto com todo o Governo em Janeiro de 2005, na sequência das eleições gerais de Dezembro de 2004. Em Fevereiro de 2005 foi nomeada de novo Primeira-ministra pelo recém-empossado Presidente Armando Guebuza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente este assunto